Loading...

Futuro dos automóveis. Está Preparado?

Atualmente, os automóveis autoguiados, os autpomóveis elétricos e o conceito de partilha são já tendências com um grande impacto em áreas de mobilidade. No entanto, os efeitos deste impacto nem sempre caminham na mesma direção: a vontade de possuir automóveis próprios (car ownership) está a sofrer uma forte mudança de paradigma.

Prevê-se que o futuro dos automóveis seja influenciado por três grandes tendências:

  1. Mercados on-demand: O car-sharing, partilha de viaturas, e o ride-sharing- passageiros que necessitam fazer o mesmo trajeto que nós, dividindo a utilização do automóvel – conferem uma maior flexibilidade ao mercado, facilitando a mobilidade. Para além disso, levam-nos a repensar a necessidade (ou não) de aquisição de viaturas próprias bem como a sua configuração.
  2. Os automóveis elétricos: Se pensa em adquirir carro, este será com certeza uma das opções que começará a equacionar quando quiser comprar. Os elétricos vem seguramente para ficar e são cada vez mais, as unidades vendidas em Portugal e as marcas que disponibilizam esta oferta no nosso país. Uma vez resolvido o problema da autonomia e da rede de carregamentos, prevê-se uma forte expansão e apoio por parte dos governos para a compra deste tipo de automoveis, o que alias já acontece em alguns países europeus como a Noruega e a França.
  3. Os automóveis autoguiados:  Atualmente, para além das gigantes Google e Uber que estão a investir grandes quantias de recursos na investigação e desenvolvimento, também as universidades estão envolvidas no desenvolvimento de inúmeros protótipos de carros autoguiados (autónomos), numa mudança clara na logica de como vemos e utilizamos o automóvel.

Se não está preparado para esta nova realidade, é bom que se comece a preparar, pois estas são algumas das tendências que irão certamente marcar o futuro no curto prazo, na área da mobilidade automóvel.

Texto: Adaptado do Blog Fabernovel “SuperToast”
Imagem: Unsplash | Rucksack-Magazine

Artigos recentes