Loading...

Escolha o chocolate certo para bem da sua saúde

Se quer realmente que o chocolate lhe faça bem, opte por um chocolate preto, com um alto teor de cacau (mínimo de 75%) e portanto com um maior nível de antioxidantes.

Alimentos dos Deuses é o nome do fruto que dá origem ao Chocolate, cuja história remonta a mais de 4000 anos atrás. De todas as variações possíveis, a mais saudável é o chocolate preto com grande percentagem de cacau (sempre no mínimo 70%), o que lhe confere uma boa dose de antioxidantes benéficos para a nossa saúde.

E quais são realmente as vantagens? Apontamos três:

Melhora o sistema cardiovascular, uma vez que os antioxidantes atuam como anticoagulantes. Tem uma função anti inflamatória, melhorando o fluxo sanguíneo, aumentando a flexibilidade dos vasos sanguíneos, tendo ainda efeitos positivos em termos do bom e mau colesterol.

Ajuda a função cerebral, pois ao contribuir para melhorar o fluxo sanguíneo, tem impacto nas zonas relacionadas com a memoria, para além de reduzir a deposição da proteína beta –amiloide, considerada a responsável pelo Alzheimer.

É importante no combate ao stress, pois é rico em triptofano, precursor da serotonina, que nos dá a sensação de bem-estar e prazer, diminuindo os efeitos da depressão. Ajuda também a combater o cansaço pelos seus compostos bioactivos – a cafeína e a teobromina.

Escolha o chocolate certo, e aproveite as suas vantagens. Liberte-se da culpa mas lembre-se sempre de consumir moderadamente.

Texto: Sofia Alçada
Imagem: Unsplash | Krista McPhee e Charisse Kenion

Artigos recentes